Atributos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Atributos

Mensagem por Behemoth em Dom 19 Fev 2017 - 14:29

[tituloOficial]- Atributos -[/tituloOficial]



Todo ser possui características que o definem, como sua velocidade, sua força, o quão resistente são. Em um jogo esses valores se tornam ainda mais importantes, pois eles servem de parâmetros para definir de forma mais clara e eficiente, quão bom naquela característica seu personagem é.

Aqui, os Atributos são definidos numa escala de Ranks, que se inicia no F e segue até o S. Quanto mais alto o valor, mais habilidade e mais capacidade o personagem possui naquele quesito. Em termos de jogo, o principal uso desses valores é interpretativo, pois ele permite comparação entre as ações de um personagem e um determinado nível de dificuldade que ele deseja realizar, indicando assim, se o post precisa de uma qualidade melhor ou nem tanto.


Ranks escreveu:Rank F: Nível abaixo de uma pessoa normal, em geral indica que a pessoa possui deficiências naquele quesito, tendo dificuldades para fazer ações que exigem esse atributo.

Rank E: Nível das pessoas comuns, é o mesmo que as pessoas possuem no dia a dia geralmente. Em geral permite realizar tarefas rotineiras, com baixa dificuldade.

Rank D: Nível considerado Atlético, é o patamar no qual geralmente atletas e heróis possuem suas habilidades. Em geral permite realizar tarefas com um grau de dificuldade mais elevado.

Rank C: Nível Lendário, é considerado o patamar no qual os heróis mais capacitados tem suas habilidades. Permite em geral realizar tarefas difíceis, com alguma facilidade, e até mesmo tentar coisas muito acima da capacidade humana.

Rank B:Nível Semi-Divino, é o posto em que os mitológicos filhos dos deuses antigos possuíam suas capacidades mais aprimoradas, em geral é o ponto que difere seres mortais daqueles que tinham sangue divino. Em geral é capaz de realizar até mesmo feitos heroicos.

Rank A: O nível Divino, como é considerado, é o ponto em que as habilidades dos Deuses em geral estavam representadas, se mostra como uma capacidade absurdamente desenvolvida, que torna até mesmo os feitos mais heroicos, algo relativamente simples.

Rank S: O nível Superior, é o ponto onde apenas as divindades mais antigas e poderosas, atingiam, demonstrando uma capacidade incomparável com os mortais.


Os atributos se dividem em dois grupos: Físicos e Mágicos. Dentre os atributos físicos temos: Força,Agilidade e Vigor. Estes atributos refletem as características naturais do corpo do personagem, que possivelmente são desenvolvidas com o treino e esforço. Em contrapartida, os atributos considerados mágicos, são:Percepção,Energia e Carisma. Eles representam as características naturais tanto do intelecto do personagem quanto de seu espirito.

Algo importante de se notar, é que os ranks dos Atributos podem oscilar, não apenas pela questão do estado, tanto físico quanto energético, do personagem, mas também por efeitos colaterais de técnicas e habilidades especificas que os afetem tanto positivamente como negativamente, podendo inclusive não ter um amplio completo do atributo, mas somente determinada característica do mesmo (ex: Velocidade de corrida, Sedução ou semelhantes).


[subtituloOficial]Força[/subtituloOficial]

A Força é a representação da capacidade corporal do personagem em imprimir literalmente força. Seja arremessando um objeto, tentando levantar peso, ou talvez tentando arrombar uma porta, é a força que será utilizada para esses tipos de ações.

Normalmente a força é mais importante para personagens que se foquem em combate físico, ou utilizando-se de armas de arremesso ou corpo a corpo. E ela que é utilizada como atributo base para calcular danos de ofensivas físicas geralmente. Assim quanto mais forte o personagem, maior será a tendência dele em causar danos físicos sem depender de sua energia divina.

Além de ser largamente utilizado para o combate, a força é aplicada em diversas outras tarefas como Escaladas, Forçar Portas, se libertar de agarrões e aprisionamentos, para nadar, saltar e muitas outras tarefas físicas.


[subtituloOficial]Agilidade[/subtituloOficial]

A Agilidade existe para representar as capacidades de Destreza e movimentação do personagem. Quanto maior o atributo, mais rápido o personagem é capaz de correr, realizar ofensivas físicas, melhores são seus reflexos, sua esquiva, e melhor ele consegue realizar tarefas manuais delicadas, como montar uma arma, ou tentar abrir uma fechadura.

Em geral a Agilidade é utilizada prioritariamente para analisar movimentos de esquiva e ataque, já que ela define igualmente a precisão das ofensivas físicas do personagem. Mas ela amplamente auxilia em situações em que é necessário ter bons reflexos, ou manipular algo de forma cuidadosa.


[subtituloOficial]Vigor[/subtituloOficial]

O Vigor serve para representar o quão resistente e saudável o corpo do personagem é. Pessoas com valores de Vigor elevados, em geral são aquelas duronas, que demoram a se cansar ou mesmo cair perante ferimentos, e que resistem a venenos, a falta de ar e várias outras situações físicas debilitantes de forma muito melhor que outros.

O Vigor é utilizado para definir a quantidade de Pontos que o personagem possui em cada Nível de Ferimento, sendo assim aquele que diretamente define o quão resistente a ferimentos o personagem é. Igualmente é ele que indica o quão bem o personagem tende a se recuperar de ferimentos, doenças e envenenamentos.

Em geral mesmo efeitos de origem mágica, mas que afetem diretamente o organismo são resistidos com esse atributo, contra a dificuldade estipulada ou o atributo apropriado do adversário.

[subtituloOficial]Percepção[/subtituloOficial]
Percepção é o atributo utilizado para definir o quão observador o personagem é, e isso se reflete não apenas em seus sentidos, que irão lhe dar mais informações, mas igualmente em reflexos mais eficientes, uma capacidade de resistir melhor a engôdos e ilusões.

Ele é muito utilizado para ações que envolvem procurar rastros, encontrar pistas, descobrir se uma pessoa está mentindo ou não, além de muitas outras opções, ligadas a essa linha de sentidos e percepção. Igualmente em muitos momentos ele poderá ser testado de forma secreta, quando houver alguma coisa que possa estar escondida, mas não tenha sido procurada ativamente, ou mesmo para garantir que o personagem perceba algum adversário escondido, ou uma armadilha, mesmo que não os esteja procurando ativamente.

Além disso esse atributo é o que define a capacidade de aprendizado do personagem exemplificado pelo ganho de Pontos de Aprendizado, estes que são utilizados para a compra de novas magias.

[subtituloOficial]Energia[/subtituloOficial]

Energia é a representação plena das capacidades mágicas do personagem, ele serve para demonstrar não apenas seu conhecimento de magia e sua habilidade com o mesmo, mas igualmente seu controle de sua energia arcana, e sua capacidade de resistir a efeitos mágicos.

Desta forma, a energia é um atributo principalmente utilizado por personagens que se focam nas capacidades das escolas arcanas, servindo como “motor” para os cálculos usando-se de Técnicas mágicas, além de servir para determinar a quantidade de Pontos que ele possui em cada um dos níveis de Desgaste.

Quanto maior a Energia de um personagem mais rapidamente ele poderá se recuperar de desgaste, além de que terá mais chances de resistir a efeitos mágicos que afetem diretamente seu espirito e sua força espiritual. Ele é igualmente utilizado para definir a que níveis de habilidades podem ser utilizados sem risco, já que magias de um nível muito maior que a capacidade de domínio da energia do personagem poderá causar efeitos muito indesejáveis.

[subtituloOficial]Carisma[/subtituloOficial]

O Carisma não apenas representa a capacidade do personagem em se relacionar e influenciar outros seres, mas representa a essência do ser e sua força de personalidade. Pessoas com Carisma elevado, em geral refletem uma personalidade forte e que atrai os outros, plena em si e que tende a resistir as intempéries emocionais.

O Carisma muitas vezes será utilizado para influenciar o modo de agir de outros personagens e mesmo de criaturas, seja o fazendo de uma forma intimidadora, cativante ou manipuladora. A verdade é que o carisma reflete a essência do personagem, sua força de ser, e isso influi e afeta os outros, fazendo com que tenham reações mais ou menos intensas a eles.

Essa força do ser, igualmente é o que faz a diferença quando um personagem é exposto a influencias externas a sua personalidade/mente. Assim, é o Carisma que é levado em conta na hora de resistir a efeitos eu afetem sua mente ou que lhe tirem o controle de suas ações.



[tituloOficial]- Evolução de Atributos -[/tituloOficial]

A evolução e compra de atributos serve para representar a melhoria do personagem conforme o tempo vai passando e ele vai vivendo mais e mais aventuras. Esse crescimento sempre terá um custo crescente, representando que melhorar se mostra cada vez mais difícil.

Além disso é importante se ter coerência pois o Atributo a ser melhorado, deverá estar sendo utilizado ou treinado, se não essa evolução acabara não fazendo sentido.

Evolução de Atributos escreveu:• F > E: 1 pt.
• E > D: 2 pts.
• D > C: 4 pts.
• C > B: 8 pts.
• B > A: 16 pts.
• A > S: 32 pts.
• É importante ressaltar que os custos são cumulativos, quando se atravessa mais de um nível. Ex. De F para D, o custo seria 3 pts.


Conteúdo criado em http://argus.jcink.net/
avatar
Behemoth
Admin

Mensagens : 161
Data de inscrição : 10/07/2011
Idade : 21

Player
Nickname: Rômulo

Ver perfil do usuário http://talesofgriavere.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum